Create your own banner at mybannermaker.com!

O que achaste do nosso trabalho até agora?

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Por definição, POLÍTICA é o conjunto de afazeres do quotidiano, ou seja, todas as actividades do Homem dependem da política. Porém este conceito ainda não está inteiramente definido, pelo que, política pode ser a orientação ou a atitude de um governo perante a situação do estado que dirigem, ou até, num sentido mais pejorativo, comportamentos e atitudes que o homem utiliza para chegar ao poder.

No mundo, existem vários tipos de sistemas políticos, mas o sistema mais utilizado e que parece mais justo é a Democracia. Neste sistema, o poder de tomar importantes está nos cidadãos. A democracia pode ser directa, onde os cidadãos intervêm nos processos de decisão activamente, ou indirecta, onde o poder é entregue aos representantes da nação, eleitos pelos cidadãos.

No entanto, a democracia possui algumas desvantagens, entre as quais, o impedimentos da concretização de objectivos lançados por um governo a longo prazo, visto que quando este muda, as medidas de concretização desses mesmos objectivos deixam de ser postas em prática, ou o maior risco de demagogia pelos políticos profissionais.


Segundo alguns comunistas, a classe trabalhadora não tem um voto livre, dado que as classes dominantes têm o poder de controlar os meios de comunicação e, consequentemente, manipular a opinião da sociedade. A democracia real, segundo os defensores da ideologia comunista, só consegue ser possível sob um sistema socialista.


A democracia já existe desde os tempos remotos da História, aquando o exercício da actividade cívica pelos atenienses na Antiguidade. Por outro lado, foi o povo que decidiu a libertação de Barrabás e a crucificação de Jesus, ou o julgamento e condenação à morte de Sócrates.


Na democracia o voto assume um papel importantíssimo, mas existem países onde são excluídas desde direito minorias étnicas, classes sociais mais frágeis, prisioneiros, e até, no século XXI, mulheres.




No mapa do mundo acima, os países a verde permitem o voto a todos os cidadãos. Já os países a laranja, impõem condicionalismos aos cidadãos no acto do voto. A vermelho, estão marcados os estados onde o voto não é livre.


No entanto, só com a total participação dos cidadãos é possível uma democracia equilibrada e justa. Ao vermos que os jovens não estão integrados na política nacional e/ou local, vamos tentar analisar quais as causas deste facto e quais serão as consequências desse afastamento.

Sem comentários: