Create your own banner at mybannermaker.com!

O que achaste do nosso trabalho até agora?

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Palestras na escola: Palestra com a Eurodeputada Ilda Figueiredo

No passado dia 22 de Janeiro, a deputada Ilda Figueiredo, apresentou-se na nossa escola, ESGN, para dar uma palestra, para falar sobre “criatividade e inovação”.
Ilda Figueiredo é eurodeputada, vereadora em Vila-Nova de Gaia, onde reside e filiada no PCP (Partido Comunista Português).

A eurodeputada começou por explicar quais são as instituições políticas do Parlamento Europeu. Estes são o Tribunal de Justiça Europeu, Comissão Europeia, Conselho da União Europeia (instituição administrada rotativamente pelos governos dos diferentes estados membros), Parlamento Europeu e Banco Central. Este último não é visto como um órgão político institucional, mas sim uma importante instituição pois o conselho atribui-lhe funções monetárias.

Ilda Figueiredo explicou, também, que o Parlamento Europeu é constituído por 27 estados-membros, isto é, por 27 países cujos deputados são eleitos pela população de cada estados-membros. Neste ano, vão haver eleições para este órgão, dos dias 4 a 7 de Junho, em todos os estados-membros. Portugal entrou na E.U. em 1986 e tem 24 eurodeputados no Parlamento Europeu. No entanto, pelo aumento dos países no Parlamento Europeu, alguns países tiveram, em alguns casos não, de diminuir os deputados por país. Assim, Portugal foi obrigado a diminuir os seus deputados no Parlamento Europeu e , por isto, em Junho deste ano serão apenas eleitos 22 deputados. Ilda Figueiredo, por tal, defende que isso significa uma “perda de importância do país em instituições europeias”, mas “mesmo assim é importante termos lá deputados que defendam os nossos direitos”.

Depois desta breve explicação sobre o que é que consiste o Parlamente Europeu, Ilda Figueiredo entrou no assunto que a trouxe à nossa escola, a criatividade e inovação. Antes de entrar directamente no assunto a deputada começou por expressão a sua opinião relativamente a este assunto defendendo que “todos devem ter o mesmo direito e acesso a programas e instituições que promovam o desenvolvimento de capacidades artísticas e/ou culturais que desenvolvam a capacidade de qualquer um”. Referiu programas como o Programa Sócrates e Programa Erasmus, Este último programa visa o intercâmbio de estudantes com outros países, mas, explicou também que a bolsa deste programa não é assim tão grande para cobrir todos os gastos.

Ilda Figueiredo enalteceu que Portugal tem dinheiro para investigação e inovação dado pela União Europeia, mas não existe uma aposta na formação de meios humanos, para se puder ir mais longe , “bem como família e formadores não se encontram motivados”.

A Eurodeputada defende que a formação conduz à votação mais consciente e reflectida:“ se não se formarem, não podem inovar”. Esta expressou também que “ a política não é futebol”, pois, tal como referimos, é algo que temos de fazer conscientemente e não por fazer.

Em suma, Ilda Figueiredo consegui um discurso mobilizador e dinâmico que conseguiu por alguns dos alunos e até professores presentes, antes mais “desinteressados”, a colocar questões importantes acerca de política. A eurodeputada terminou o seu discurso questionando “Já viram como conseguem fazer política e não sabiam?”.

Ana Pereira

Sem comentários: